ASCOPA - Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Paulo Afonso

BLOG DO EMPREGO

Inicial | Blog do emprego
  • Recolocação Profissional: Candidatura Eficaz

    16 de junho de 2016

    A maior reclamação de quem procura emprego é a falta de retorno, de todas as formas. A ausência de retorno na candidatura traz dúvidas como: “será que meu currículo está bom” ou “será que receberam meu Currículo”?

    Existem vários motivos para a falta de retorno de candidatura, eles podem ir desde um que vão desde um alinhamento inadequado (ou ausência) de informações do Gestor, um departamento ou profissional de ReS mal preparado, até o excesso de trabalho dos profissionais de RH.

    Sobre o CV (Currículo Vitae), é fundamental ser bem estruturado, ter um visual compatível com seu nível profissional, uma estrutura que facilite ao selecionador encontrar as informações, etc.

    Um dos erros mais comuns nos currículos, é não conseguir demonstrar sua experiência e potencial através dele. Muitas vezes, acabam faltando informações como: resultados, projetos e palavras chaves de sua experiência.

    Na categoria ‘experiência’, deve-se evitar informações irrelevantes e inoportunas como lista de competências, que citam se você é focado, flexível, pontual ou tem facilidade para o trabalho em equipe. Muitos currículos, em decorrência desses erros, acabam ficando de fora de processos seletivos.

    Outros dois maiores problemas em grande parte das candidaturas, sem contar o currículo, são: perfil diferente da vaga e comunicação inadequada.

    Muitas vagas são anunciadas de forma incompleta e isso dificulta tanto o processo de recrutamento da própria pessoa que fez o anúncio, quanto a avaliação do candidato para saber se tem o perfil ou não. Mas só que faz a triagem de CVs para uma vaga sabe o quanto os profissionais estão despreparados.

    segredos para uma candidatura eficaz

    Na minha experiência como selecionadora, posso afirmar que mais de 50% dos CVs recebidos não têm o perfil da vaga. E não é por falta de informação, o profissional vê que a vaga não é compatível, mas envia assim mesmo, com aquele sentimento de “vai que dá certo”. Não dá.

    Para cada vaga 200 CVs recebidos, existem pelo menos 50 CVs no perfil desejado. Então se a vaga não for para você, seu CV vai ser só mais um perdido, ignorado ou que estará tomando o tempo de quem lê. Sei que há quase um desespero de quem não está trabalhando e que a esperança fala alto, mas para ter resultados positivos, as ações devem ser assertivas.

    O segundo problema é a comunicação. Mais da metade dos candidatos não se comunicam com os selecionadores. Eles “jogam” seus CVs no e-mail de alguém (que muitas vezes nem é de RH ou Gestor) sem escrever NADA no corpo do e-mail, simplesmente anexam um CV e enviam. Assim, sem sentido nenhum. Aí dizem que encaminham dezenas de CVs por dia ou por semana e não recebem retorno. Minha pergunta sempre é: para quem está enviando? E de que forma?

    Esse assunto é muito longo, daria uma palestra inteira, mas não quero estender demais o texto, então vou resumir em um exemplo: sempre que for mandar uma mensagem para alguém, sobretudo se for CV (para vaga ou não) fale como se estivesse conversando pessoalmente com a pessoa. Se você fosse entregar seu CV na mesa de uma gerente de RH, dentro de uma empresa ou consultoria, como faria? Colocaria o CV na mesa, sem dar um “Bom dia”, sem falar nada? Ou iria cumprimentar, se apresentar e depois dizer o motivo de estar ali?

    Sei que não é por mal que muitas pessoas fazem isso, mas se coloque no lugar de quem está recebendo. Não dá para saber quem é, porque está entrando em contato, o que deseja e o que deve fazer com o CV – encaminhar para uma vaga ou arquivar.

    E o pior, tem gente que ainda espera um retorno depois de fazer isso! Isso não é candidatura, e não é postura de um profissional. A comunicação deve ser a mesma, não importa se por e-mail ou presencialmente. Educação, respeito, simpatia e um bom resumo de seus objetivos e experiências podem, sim, garantir um lugar na entrevista. Converse com as pessoas, sejam colegas, selecionadores, headhunters ou gestores. Converse.

    Se você alinhar seu CV, objetivos e fizer contatos e candidaturas de forma coerente com seu perfil, eu garanto que terá resultados bem melhores. Desejo sorte e sucesso! ????

     

    Rodapé Ana Guedes




PARCEIROS

CONTATO

Sua empresa tem alguma vaga de emprego para divulgar? Envie para nós, que ela será publicada aqui. A publicação é gratuita para associados


Mande um e-mail para:
empregos@ascopa.com.br


Outras informações:
75 3281 – 3018
75 3281 – 3927

NEWSLETTER CADASTRE-SE

CONTATOS ASCOPA

Av. Apolônio Sales, nº 855 - Centro
Paulo Afonso - BA
atendimento@ascopa.com.br - 75 3281-3018 / 3927

REDES SOCIAIS

Lince Web Soluções Inteligentes