ASCOPA - Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Paulo Afonso

BLOG DO EMPREGO

Inicial | Blog do emprego
  • Estas 7 atitudes podem determinar o seu fracasso profissional

    08 de junho de 2016

    Assim como a sua formação técnica e as competências práticas, o perfil comportamental é um fator crítico na trajetória de carreira de qualquer pessoa.

    Em meio à rotina agitada, muitos profissionais não se dão conta de que pode haver algo de errado na maneira como se portam.

    Veja 7 atitudes e comportamentos que podem comprometer o seu sucesso profissional:

    1-Terceirizar a culpa
    Quando o desempenho e o resultado são aquém do esperado, sempre há quem saia distribuindo a culpa a pessoas ou fatores externos: o mercado que sofreu retração, a Copa do Mundo que atrapalhou, as condições climáticas que surpreenderam.

    2-Só tomar decisões embasadas em certezas
    Em situações em que ninguém tem a resposta, o executivo precisa confiar no seu próprio julgamento para tomar decisões estratégicas. Quem espera pela certeza perde a chance de inovar e se destacar.

    3-Não levar em conta que o fracasso é possível
    O planejamento estratégico deve sempre levar em conta a chance de contratempos, revezes ou até catástrofes. Capacidade de se antecipar e ter visão de médio e longo prazo é uma das qualidades de executivos de sucesso.

    4-Superestimar (ou subestimar) a própria competência
    Não é possível ser excelente em tudo. Aceite suas limitações e, com isso, aproxime-se de pessoas complementares em termos de habilidades e competências. O contrário também é válido. A falta de autoconfiança é nociva e paralisante.

    5-Aceitar cargo de gestão sem ter perfil para tal
    É sempre bom avaliar se os principais ativos de carreira estão ligados às habilidades técnicas ou de gestão. Assumir um cargo para o qual não está preparado pode comprometer os resultados.

    6-Conformismo e procrastinação
    Medo de arriscar resulta em conformismo e medo de errar, em procrastinação. Esperar passivamente pelos desafios ou adiar a execução de tarefas complexas são comportamentos que demonstram a ausência de uma competência altamente valorizada no mercado atual: a proatividade.

    7-Falta de capacidade de adaptação
    A palavra chave, em tempos de crise e estruturas mais enxutas, é resiliência. O mercado de trabalho é dinâmico e se destaca quem acompanha suas mudanças. Fugir do papel de vítima e enxergar as oportunidades que aparecem em meio às turbulências do mercado e da economia é a dica para quem quer alavancar a carreira em vez de decretar o fim dela.




PARCEIROS

CONTATO

Sua empresa tem alguma vaga de emprego para divulgar? Envie para nós, que ela será publicada aqui. A publicação é gratuita para associados


Mande um e-mail para:
empregos@ascopa.com.br


Outras informações:
75 3281 – 3018
75 3281 – 3927

NEWSLETTER CADASTRE-SE

CONTATOS ASCOPA

Av. Apolônio Sales, nº 855 - Centro
Paulo Afonso - BA
atendimento@ascopa.com.br - 75 3281-3018 / 3927

REDES SOCIAIS

Lince Web Soluções Inteligentes